Chiesa Santa Maria dello Spasimo


La Chiesa Santa Maria dello Spasimo, quer dizer, a igreja Santa Maria do Spasimo, fica a poucos passos da nossa casa. E' um lugar muito interessante e bonito, onde hoje funciona uma escola de Jazz. Passo na frente todos os dias quando vou buscar o Henrique na escola.
A història da igreja iniciou por volta de 1506, quando o devoto consultor jurìdico palermitano Giacomo Basilico, resolveu doar alguns terrenos aos monges de Monte Olivete, para contruirem uma igreja e convento. A autorizaçao para a construçao da igreja pelo Papa Giulio II , veio somente em 18 Setembro de 1509. As obras inciaram em dezembro do mesmo ano, para ser concluida em 6 anos, porèm, por força polìtica as obras foram suspensas. De là para cà, a igreja foi usada para tudo que se possa imaginar, mesmo com as obras por terminar (acabamentos), os monges se mudaram para là, mas tiveram que sair para dar lugar aos militares, que tomaram conta da igreja na època em que a Turquia ameaçava invadir a Sicìlia, por volta de 1535. Anos depois tornou-se um importante teatro da cidade, porèm uma peste, que atingiu Palermo em 1624, tranformou a igreja em deposido de graos, depois, em "deposito de gente" (albergue de mendigos). Em 1855 o ex-convento, è transformado em um hospital. Quase 100 anos depois, em 1931, uma enchente devasta a cidade, pondo em risco a estrutura da igreja. Pouco depois, entre 1940 e 1968, dois terremotos e a segunda guerra, deram o golpe final, destruindo uma parte da igreja que seria abandonada.
Em 1988 iniciaram as restauraçoes, hoje muito bem conservada, a igreja mantem a mesma estrutura de quando os mojes se mudaram para là. O que mais chama a atençao è que o teatro da igreja nao tem teto. Ninguèm sabe dizer se, o teto nao chegou a ser construido, ou se foi destruido, nas catastrofes posteriores. O que podemos ter certeza è de que hoje, o espaço è muito bem utlizado, por artistas de Jazz e turistas que entram para conhecer o local.

Nesta primeira foto, que està escura, a intençao era mostrar a altura da construçao e o sol que entra pelo teto. Eu e o Henrique ficamos minusculos rs. Ah no detalhe a esquerda, o JP dormindo no carrinho.

A foto acima, mostra bem o teto sem cobertira e àrvores que crescem dentro da igreja.


Aqui è uma saida, que dà para um lindo jardim, que fica atràs da igreja.

Esta fonte fica na entrada, se ve da rua, onde està a escola de Jazz. Onde antes funcionava o hospital, nas portas ainda tem placas indicando consultòrios mèdicos. A porta que se ve atràs da fonte, dà para a parte do teatro (sem teto).

Esta ùltima foto, mostra a igreja de fora, a parte do teatro. Bati a foto da sacada do nosso ap, ficou torta pois a minha intençao era pegar o morro com um pouquinho de neve.

Comentários

Roby disse…
Lenise querida...
Vim agadecer sua visita tão amorosa!
Ôh coisa boaaaaa..
Ahh vi a foto que tu falastes de seu marido com o brasileiro...
Mas não é meu marido.hehehe
Pois Peter é suiço.
Mas coincidências acontecem..ainda ontem mesmo conheci uma pessoa linda aqui na blogosfera, que é gaúcha e nascemos no mesmo dia 05|08.
Ah sim, sou natural de Rio Pardo, mas minha família atualmente vivem espalhados..rs
Meus manos estão em Balneário Camboriú e meus pais em Passo Fundo, norte do R.S.
Vi algumas fotos suas..e que lindos vcs são!
Aquele upa kilida...volta sempre tá?
Vou te linkar..
Vera F. disse…
Lenise, adorei sua visita. Tenho que levar minhas filhas ao dermatologista. Volto depois para ler o seu blog e comentar mais um pouco.

Bjos.
Roby disse…
Lenise...vim dar-te um upa kilida!
E desejo pra ti um belo dia das mães...
Eu estarei com meus filhos e marido..mas longe da minha mãezinha que está no Brasil.
saudades de matar dela...
Bjocas flor!
Unknown disse…
Pronto! Aqui estou outra vez... Renovado e cheio de inspiração!

Um abraço!

Vinicius Factum
Blog de um Cidadão
Roby disse…
Lenise..já esotu com saudades de ti visse? rsr
Vim dar uma espiada pra ver se tem biscoito recém assadinho por aqui..rsrs
Bjocas querida!
Fica com Deus.
Unknown disse…
Oi, Lenise! Tudo Bem? Olha, tenho uma proposta lá que pode ser interessante para aqui... Não, não vou contar. Dê uma passadinha lá pra ver. Um beijo!
Vera F. disse…
Lenise, vim te convidar para a festa de um ano do meu blog Verdes verdades. Vai ser na segunda-feira.Espero te ver lá.

Bjos.
Unknown disse…
Sucesso! Bom retorno! Dê notícias!!!
Unknown disse…
Oi, Lenise! Sou Larissa, estou estudando em Milao e gostaria de pegar a regiao de Spasimo pra fazer um dos estudos de caso da minha tese. Queria saber se poderíamos nos corresponder por email porque eu teria algumas perguntas pra te fazer, se vc topasse. Meu email é lzarpelon@uol.com.br.
Grazie! Larissa