Translate

venerdì, aprile 21, 2006

Tiradentes


Joaquim Josè da Silva Xavier, o Tiradentes!

Considerado um grande lutador pela independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal em 1746, onde fica hoje a cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Ficou órfão aos 11 anos. Morou com seu tio (dentista) que lhe ensinou a arte que o deixou conhecido, dai vem o apelido de Tiradendes. A habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, era uma arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Tiaradentes foi lider da Inconfidencia Mineira. Revoluçao que luatava para livrar o Brasil-Colonia do dominio Portugues, que cobrava impostos absurdos, entre outras exploraçoes.

Suas ideias e ousadia lhe custaram a vida. Tiradentes foi enforcado(aos 46 anos) pela coroa Portuguesa. Fato ocorrido no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica (hoje a belìssima cidade de Ouro Preto, Minas Gerais) , arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

Dia 21 de abril è feriado nacional, uma homenagem a um homem que lutou por seus ideais, pelo seu paìs e nao se deixou corromper. O que nao foi o caso do coronel Joaquim Silvério dos Reis (xarà de Tiradentes), que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador. Este sim deveria ter seus descendentes "infamados".

Uma pena que nao existam mais Tiradentes, Frei Caneca, entre outros. Que lutavam pela dignidade do povo, mesmo em època de repressao, sem o povo precisar escolhe-los. Hoje o povo elege o seu "Joaquim" , esperando que ele seja um "da Silva Xavier" mas a grande maioria è "Silverio dos reis".

Bom Feriado aos Brasileiros, que Deus nos proteja!

Aqui na Italia, dia normal!

4 commenti:

Marco Aurélio ha detto...

Lenise

Esse é um dos personagens mais polêmicos da história brasileira, vou me limitar a lançar uma das que questões ao redor de seu nome. Herói ou um mito fabricado? A história de herói e mártir, todos conhecem. Qual delas será a verdadeira?

Um abraço

Marco Aurélio

Lenise Souza ha detto...

Marco

Interessante, boa quetao!
Voce è mineiro nè?
Provavelmente conhece muito mais, dos "bastidores" desta historia, do que eu, que infelismente, me limito ao que aprendi na escola, e ao que està escrito nos livros!
Adorei o cementàrio!
Lenise.

CAntonio ha detto...

Obrigado pela visita


http://blogandofrancamente.blogspot.com

Jerusa ha detto...

Gostei muito da tua opiniao no final do texto. Sendo esse Joaquim herói ou nao, hoje em dia está tao ou creio ainda mais difícil de reconher algum político ou lideranca Nacional e saber qual tipo de José, Joaquim, Fernando ou Luís devemos escolher para cuidar de nossos direitos e de nosso país.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...