Festa Della Libertazione

Hoje 25 de abril, è feriado aqui na Itàlia. Festa da Libertaçao! Dia em que os italianos comemoram a libertaçao da Italia, do regime ditador e nazista de Mussolini e Hitler. Forças revolucionàrias republicanas, capturaram e executaram Mussolin (28/04/45), livrando a Italia do fascismo e pondo-a definitivamente ao lado dos "aliados" contra a Alemanha. Pena que foi tarde pois a guerra estava por terminar. Mesmo estando quase atè o final da gerra ao lado dos nazistas, a Itàlia, nao ficou com a mà fama que a Alemanha carrega atè hoje, porque?


Coloquei esta foto, pois estamos em um lugar interessante e que tem a ver com a segunda guerra. Este parque, que è muito bonito e fica na beira do mar, ao lado do porto de Palermo. Mas antes de ser transformado em parque (inaugurado em 2005), foi o local onde os Palermitanos jogavam os lixos e destroços pòs guerra, o mar chegou a recuar uns 300m por causa dos destroços. Por ser uma ilha, a Sicìlia, foi a porta de entrada da Italia para os aliados, imaginem como ficou essa regiao, que è portuària. O tempo passou e o hàbito continuou, alìas, jogar sujeira por aì è uma cultura comum aqui, as ruas sao um nojo, cheia de papeis, garrafas, cigarro, etc, um pecado. (Na postagem Pandorga! aqui no blog tem outras fotos, que mostram bem o parque).

Bem, o que quero dizer, è que a poucos anos atraz, este belo parque era um lixao, nem consigo imaginar como era. Espero que dure, pois nao tem 1 ano e jà tem muita coisa quebrada. Sei que, como nao vimos de perto uma guerra como esta, nao temos como imaginar a dimensao do estrago que ela causa, na cabeça e na cultura das pessoas. Porem outros paìses tb foram atingidos como a Italia foi ou mais, e pelos relatos que tenho de quem os conhece nao existe essa imundice que tem aqui. Nem no Brasil (que eu conheço), que nao è nunhum brilho, vi tanta sujeira.

Mas como a segunda-guerra è cheia de històrias e mistèrios, vou parar por aqui antes que esse post vire um livro rs. Boa Festa aos italianos, que adoram um feriado! E olha que eu pensei que o Brasil fosse o paìs "campeao" dos feriadoes, mas estou mudando de ideia! Na Pascoa o Henrique nao teve aula por 10 dias de 8 a 18 de abril. Ontem 24 tb nao teve aula, nem na universidade, pois hoje è feriado.

Bene, buona Festa Della Libertazione. Afinal o fim de uma gerra deve mesmo ser comemorada! Acho que em Portugal e em mais alguns paìses europeus tambèm è feriado hoje, ou por esses dias, mas nao tenho certeza.

Lenise.

Comentários

Luma Rosa disse…
Oi Lenise! É o segundo blogue que leio sobre o assunto, mas també o outro é de uma brasileira que mora aí na Itália. O blogue da Meire, conhece? Se não aqui vai o link http://www.meiroca.com
Acho importante saber os fatos marcantes do mundo, tudo aquilo que influenciou os dias atuais.
Beijus
Anônimo disse…
Ola Lenise, como vai?
Prazer em conhecer mais uma brasileira na Italia.
Eu moro em Terracina, fica no Lazio verso Naploi, no litoral do mar Tirreno, voce conhece?
Uma beijoca e obrigada pela visita,
Meire
Ém Portugal é feriado mas nao tem nada a ver com a guerra, nao com essa guerra. No dia 25 de Abril de 1974 deu-se a revolucao dos cravos em Portugal, foi o dia em que a ditadura de direita foi derrubada. Com essa revolucao foi reconhecida a independencia de algumas ex-colónias, tais como Angola, Mocambique, Cabo Verde, Sao tome e Guiné, guerra que durava desde 1962. Foi a revolucao dos cravos porque é uma flor desta época e que todas as floristas de Lisboa tinham. Essas flores foram oferecidas aos militares revoltosos que as colocaram nos canos das suas armas. Foi uma revolucao quase perfeita, apenas morreram 2 ou 3 pessoas.
Lenise Souza disse…
Bah Marcos, que legal!
Adorei aprender um pouquinho sobre Portugal, um paìs que muito estimo.
Obrigada!
Unknown disse…
Bom Lenise, o jeito é curtir, então... Sou a favor sempre da preservação. Acho que uma voz como a sua, pode fazer com que outros mudem o comportamento e aí é o tal do efeito dominó. Bom feriado!
Unknown disse…
Ah, vou linkar de lá pra cá, viu?
Lenise Souza disse…
Valeu Vinicius,
Obrigada!
Marco Aurélio disse…
Lenise

Tivemos ciência outro dia no boatemática e agora neste sábado temos literatura. Dê uma olhada no poema PÊNDULO na postagem de hoje.

Bjs
Jerusa disse…
Aqui na Alemanha nao dá para reclamar da sujeira, só quando a neve derrete fica uma mistura de areia com água derretendo, pq eles jogam areia sobre as ruas para derreter a neve... mas logo fica tudo bem limpinho.

E o Henrique já está falando italiano?

Bjinhos
Jerusa