Translate

sabato, aprile 22, 2006

Descobrimento do Brasil

Como diz a marchinha: "...quem foi que descobriu o Brasil?, foi seu Cabral, foi seu Cabral, no dia 22 de abril, 2 meses depois do carnaval....." rsrs

Ao errar o caminho para as Indias, em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas, lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. Apòs Cabral deu-lhe o nome de Ilha de Vera Cruz, pois nao sabia se a terra se trava de uma ilha ou continente. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

De 1500 a 1530, periodo chamado de Pau-brasil, Portugal se limitou a fazer o chamado escambo (cambio, troca, permuta), com os ìndios. Os ìndios extraiam a madeira e entregavam aos portugueses em troca de espelhinhos e outras bujigangas sem valor. A madeira, enviada a Portugal, era usada para fabricaçao de tinta vermelha e comercializada em toda a Europa. Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Navegadores e piratas, holandeses, franceses e ingleses, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas (como se a extraçao portuguesa fosse "legal"...rs). A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.



Pelo meu texto, pode atè parecer que tenho alguma coisa contra Portugal, mas nao è verdade. Admiro os portugueses e tenho orgulho da lingua que eles nos ensinaram. E se Deus quiser, um dia irei conhecer a terra de nossos patricios. Ah tambèm è a segunda seleçao para qual vou torcer na Copa.

As fotos sao do meu cunhado Julian, que esteve em Porto Seguro no final de março deste ano. A primeira foto è uma rèplica em tamanho original da caravela de Pedro Alvares Cabral. A segunda è o local onde foi realizado a primeita missa,em terras brasileiras, no dia 26 de abril de 1500. A Cruz, antes de madeira, foi substituida por uma de concreto e està no local desde o dia realizaçao da missa.

Parabèns meu Brasil, pelos 506 anos do seu descobrimento!
Com orgulho em ser Brasileira, Lenise.


7 commenti:

Miguel ha detto...

Lenise,

Parabéns pelo seu Brasil!
Também vou postar algo sobre o Brasil n´A Minha Tshirt!

Um Bom FDS!

Bjks da Matilde

Marco Aurélio ha detto...

Lenise

O Brasil foi"descoberto" ou não terá sido invadido pelos portugueses? rigorosamente falando, como é possível "descobrir" uma nação já habitada por cinco milhões de indígenas há mais de 20 mil anos antes do "descobrimento"?

Um abraço

Marco Aurélio

Jerusa ha detto...

A cruz de madeira da primeira missa, creio que está num palácio em Vila Viçosa em Portugal. Fui visitar o palácio em 2002, mas estava fechado em virtude do feriado de Natal. Em relacao ao descobrimento creio que a palavra mais correta é Achamento do Brasil, pois encontraram o caminho de terras que eles sabiam que existiam. Acho que os portugueses exploraram o Brasil durante muitos anos, porém nós brasileiros devemos estar cientes tbém da exploracao que tem ocorrido nos últimos 100 anos. Sou natural da regiao de Blumenau, e devo dizer que esta regiao foi desenvolvida quase sem influencias da colonizacao portuguesas, forte influencia, alema, italiana e polonesa. E os índios que existiam nesta regiao... ouvia falar deles nas estorinhas que os avós contavam e de como faziam para ser amigos deles. Hoje, existe em Dr. Pedrinho (cidade vizinha da cidade onde nasci) uma reserva indígena e eles vendem toda a madeira virgem da reserva deles. Está tudo virado, culpa de quem?!

Bjinhos
Jerusa

Marco Aurélio ha detto...

Lenise

Fiz um post com uma enquête sobre qual é o Pior apresentador (programa) da televisão brasileira. Gostaria que você comentasse e votasse.

Um abraço

Marco Aurélio

Vinicius Factum ha detto...

Parabéns, também!
Não sabe? Vou contar: Pela sua participação no Blog de um Cidadão e assim ter ajudado esse espaço a ser o que é hoje! Nesse primeiro ano de existência quero dividir com vc essa conquista.
Obrigado, mesmo!



Vinicius Factum
Blog de um Cidadão

Marco em Bergen op Zoom ha detto...

É verdade, o Cabral lá tornou pública a existencia do Brasil... lá lá vao uns aninhos... concordo que o Brasil nao foi descoberto mas sim encontrado por uma europa que desconhecia a sua existencia. Depois reinou a mais básica lei da natureza e Portugal conquistou a coisa e por lá reinou até ser comprada a independencia, estávamos a dever uns trocos aos ingleses... e os indios ainda hoje continuam a ser explorados, os verdadeiros brasileiros continuam sem ter uma palavra a dizer. O ser Humano sempre foi e continua irracional.

Parabens por mais um aninho, o ano em que o Lula reza para o Brasil ser novamente campeao do mundo e assim ganhar as eleicoes!

Lenise Souza ha detto...

Pelo que disse um amigo, a Cruz original de madeira está em uma catedral em Brasilia. Está foi retirada de Porto seguro e levada até a capital Federal para a missa de inauguração.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...