Etna Sul

Saimos de Enna e seguimos para o Etna, em direçao ao lado sul do Vulcao.
Quando começamos a subir jà notamos que paisagem mudara.

Tudo muito bonito, diferente e intrigante. Pois as "rochas" que viamos ao longo do caminho, um dia foram lava, que destruiu e contruiu, a paisagem do lugar. Um pouco mais acima a neve começa a aparecer, se misturando com a lava petrificada e dixando a vista ainda mais bonita. O dia estava lindo e, apesar da neve na paisagem, a estrava estava limpa. Sendo assim nao precisamos usar correntes nos pneus. Usar correntes de neve nos pneus è um saco, pois alem de ter que descer do carro para coloca-las, nao pode andar muito ràpido!
Esta primeira foto, mostra bem a paisagem da estrada com o vulcao ao fundo.

Outra coisa interessante da paisagem, sao as casas abandonadas, algumas totalmente queimadas, pois a lava para, mas o fogo continua. Mas, mesmo com o perigo de erupçao ainda se ve casas habitadas.
Chegamos à estaçao de ski, à uma altitude de 1.900m. O lugar se chama Refugio Sapienza, è um lugar agradavel, com algumas lojinhas de souvenir, bares, estaçao de ski e um telefèrico. O telefèrico leva atè 2500m de altitude, e qdo nao tem neve da para contratar um guia e fazer uma trilha atè a cratera principal, que fica à 3.400m de altitude. Nossa intençao era fazer um passeio no telefèrico, mas nao deu, pois recem havia fechado, por causa do vento forte. O Etna tem varias crateras nesta segunda foto da para ver uma delas, a que estava mais proxima de nòs.


Para quem nao sabe, o Etna è o maior vulcao ativo da Europa. A ùltima erupçao (atividade vulcanica) foi em 2005, mas sem maiores estragos, a primeira foi em 1.500 a.c.! Em 1669 aconteceu uma das maiores erupçoes que se tem registro, a lava chegou a Catania no litoral, parando no mar, na ocasiao o fenomeno destruiu parte da cidade matando mais de 20.000 pessoas.
Em 2001 e 2002, duas diferentes erupçoes destruiram boa parte da estrada em que passamos (que foi resconstruida recentemente) e a estaçao de Ski onde estavamos. Da uma sensaçao estranha, um misto de curiosidade e medo.
Hoje as erupçoes nao matam mais ninguem, pois existem sistemas de controle que detectam os abalos sismicos que as antecipam. A lava tambèm nao escorre ràpido, cerca de 2m por hora. Mesmo assim eu nao queria estar por perto hehehehe. Eu nao, mas, tem louco pra tudo!

O Andrei achou na internet uma foto sensacional. Foi na erupçao de 2002, pessoas subiram atè o Refugio Sapienza para ver a lava descer. E è incrivel como os "curiosos" chegam perto dequele horror, so faltavam estar com espetinhos de churrasco assando na lava....hauhauhauhau... gente louca!
Nas fotos que estou com os guris e na foto q està o Andrei, aparecem uma casinhas, essas sao as lojinhas, todas novas, pois foram destruidas em 2002. Quanto tempo mais elas ficarao ali, sò Deus sabe!

Comentários

Jerusa disse…
Apesar do frio, sempre colorado!